Coleções

Grow Smart: Keep Food Safe

Cortesia Polka Dot /
Jupiterimages / Thinkstock
Ao cultivar suas próprias frutas e vegetais, você tem melhor controle sobre sua segurança alimentar.

Quando se trata de segurança alimentar no cultivo de frutas e vegetais, não importa se você é um atacadista comercial, fazendeiro amador, jardineiro doméstico ou comerciante direto, o risco de doenças de origem alimentar é o mesmo e as precauções necessárias a serem tomadas são muito semelhantes, diz Roy Ballard, educador Purdue Extension para agricultura e recursos naturais em Greenfield, Indiana. Boas práticas agrícolas devem ser implementadas por todos os agricultores, não importa o tamanho do jardim ou campo.

“A maioria dos jardineiros domésticos é muito arrogante com relação às doenças transmitidas por alimentos no jardim”, diz Ballard. “As pessoas comem vegetais diretamente do campo ou esfregam um tomate com um pássaro caindo sobre ele e depois o comem. Às vezes, um jardineiro pode cobrir as plantações com esterco ou chá de esterco ou talvez deixar um cachorro, gato ou galinha entrar no jardim. Todos esses hábitos têm o potencial de deixá-lo muito doente. Alguns que estão em maior risco podem até morrer de doenças relacionadas. ”

O cultivo de produtos em sua horta ou campos não significa necessariamente que sua comida seja mais segura do que a comida cultivada comercialmente. Seguir as mesmas práticas ruins resultará em resultados ruins. E o cultivo orgânico ou convencional não é o problema. Ballard diz que esses são termos um tanto irrelevantes quando se discute segurança alimentar.

“Os micróbios realmente não se importam com o conjunto de práticas de produção que você usa”, diz ele. “Eles são oportunistas e encontrarão lugares onde podem florescer em qualquer um dos sistemas. Estrume é estrume. O esterco de coelho [selvagem] deve ser considerado o mesmo que esterco de cavalo ou de vaca. O composto é um ótimo corretivo do solo, mas o composto deve ser feito de forma controlada e monitorada para garantir que o material realmente aqueça e seja pasteurizado. Empilhar estrume, folhas e restos de cozinha por alguns meses não é compostagem. Isso é estrume e não composto. ”

A contaminação microbiana é a principal preocupação de segurança durante o cultivo e a colheita, diz Ballard.

“O segredo é limitar a exposição das safras comestíveis aos micróbios: colhendo-as de forma a mantê-las limpas, resfriando-as para retardar o crescimento e comercializando-as ou usando-as de forma a preservar a qualidade e a segurança até chegarem ao garfo ele diz. “Pense realmente em todos os lugares onde os micróbios podem entrar em contato com sua comida ao longo do processo de produção, colheita e preparação. Essa cadeia de qualidade, segurança e limpeza deve permanecer ininterrupta do início ao fim. ”

Se você estiver indo para o campo ou jardim, tenha em mente estes pontos para prevenir doenças de origem alimentar nas plantações que você cultiva:

1. Aplicação de estrume
Não aplique estrume em áreas de cultivo perto da época de colheita. Vários meses devem se passar entre a aplicação de estrume e a colheita. “Idealmente, uma aplicação de outono antes da colheita da próxima estação de cultivo”, diz Ballard. “Não estrume chá ou estrume lateral.”

2. Águas da Inundação
As águas das enchentes podem conter uma série de bactérias que podem tornar o alimento inseguro ou causar deterioração. A contaminação do solo por inundação pode ser tão alta quanto esterco não composto, portanto trate um campo inundado como se tivesse uma aplicação de esterco. Permita um mínimo de 120 dias entre a retirada das águas e a colheita para reduzir o risco de contaminação. Em caso de dúvida, jogue fora alimentos que possam ter sido danificados ou estragados na enchente. É arriscado comer qualquer um dos produtos, então descarte-o por uma questão de segurança.

3. Prevenção de Contaminação
Durante a estação de cultivo, tome medidas para limitar a exposição de suas plantações a micróbios perigosos. Mantenha os animais - selvagens e domésticos - fora dos jardins. Use suportes para as plantações para levantá-las do solo. Qualquer cultura que tenha contato direto com o solo ou respingos de solo ou águas de inundação apresenta alto risco de contaminação, portanto, use irrigação por gotejamento ou água aplicada no solo. Evite a irrigação aérea.

4. Irrigação
Use água potável para irrigar. “Municipal é o melhor, a água subterrânea é a segunda melhor e depois a superficial”, diz Ballard.

5. Ferramentas de colheita
Use baldes limpos, dedicados e esterilizados para a colheita, não aqueles que contenham fluido hidráulico ou tinta. Use facas e tesouras limpas ao colher, evite ferir os produtos na colheita e descarte qualquer produto danificado ou com fezes de pássaros. “Em caso de dúvida, jogue fora”, diz Ballard.

6. Produtos de limpeza
Lave bem os produtos com água da torneira. Isso remove o solo e talvez alguns patógenos aderidos, mas não garante a segurança. Armazene os produtos frescos em condições frias para reduzir o crescimento de micróbios. Para obter mais informações sobre lavagem e manuseio de produtos, consulte “Washing Fruits and Vegetables — Why and How” da University of Minnesota Extension, de Debra Stolpa, e do Food and Drug Administration, “Produtos de segurança: Manuseio seguro de produtos crus e frutas e vegetais frescos espremidos Sucos. ”

Campo de tags, segurança alimentar, colheita, horta doméstica, estrume

Assista o vídeo: Preventing Foodborne Illness: Talking to Patients About Food Safety (Agosto 2022).