Em formação

Como escolher entre raças de cabras leiteiras

FOTO: AFRC Ian Grieve / Flickr

De mais de 200 raças de cabras em todo o mundo, as chamadas cabras leiteiras produzem mais leite do que o necessário para criar os jovens até a idade de desmame. Nos EUA, temos seis raças leiteiras principais: Alpine, LaMancha, Nubian, Oberhasli, Saanen e Toggenberg. Duas outras raças populares são o Sable, que é um Saanen de uma cor diferente, e o diminuto anão nigeriano.

Ao escolher uma raça de cabras leiteiras, considere uma que o agrade em termos de cor de pelagem e estilo de orelha - orelhas longas e flácidas, orelhas pontudas ou sem orelhas. Considere também o tamanho da cabra em relação ao seu próprio tamanho - uma pessoa menor pode preferir uma raça menor - e a quantidade de espaço disponível para criar cabras.

O clima é mais uma consideração. Alpines, Ober-haslis, Saanens e Toggenburgs se originaram nas montanhas da Suíça e são agrupados como raças suíças. Eles têm orelhas eretas, faces retas ou ligeiramente abauladas e pelagem desgrenhada para aquecer em climas frios.

LaManchas, anões nigerianos e núbios são chamados de raças do deserto. O anão nigeriano veio da África Ocidental; o Nubian, das áreas desérticas do Oriente Médio, Norte da África e Índia; e o LaMancha, da Espanha por meio do México. Essas raças de pêlo curto prosperam em climas quentes.

De longe, as considerações mais importantes para cabras leiteiras são a saúde e a produção de leite. Não tenha vergonha de pedir para examinar os registros de saúde e leite de uma corça que você pretende comprar. Com uma doeling (fêmea jovem), você pode ter uma boa ideia de quão bem ela ordenhará quando estiver madura olhando para o registro de sua mãe (mãe). O teor de gordura da manteiga do leite (também conhecido como creme) também deve ser levado em consideração. Em geral, as raças suíças produzem mais leite com menos gordura, enquanto as raças do deserto produzem menos leite com mais gordura.

A produção de leite com cabras leiteiras varia não só com a raça, mas também com a idade, dieta e estágio de lactação. A produção é maior cerca de um mês após o parto de uma corça e diminui gradualmente. É medido anualmente, em libras por ano. Como meio litro de leite pesa cerca de meio quilo, você pode facilmente converter quilos de leite na medida familiar de quartilhos.

Um quarto tem 2 litros e pesa 2 libras; um galão tem 4 litros e pesa 8 libras. Uma produção média de 1.600 libras por ano rende cerca de 200 galões (1.600 dividido por 8).

As cabras são animais sociais, então pelo menos duas são necessárias para fazer companhia uma à outra. Mas eles não precisam ser da mesma raça. Aqui está uma descrição rápida de cada raça de cabras leiteiras.

Alpino

Também chamada de Alpine Francesa, esta cabra tem uma pelagem de dois tons em vários padrões de cores, cada um com um nome específico - cou blanc, sundgau, chamoisee e assim por diante.

Uma corça madura pesa pelo menos 135 libras e tem 30 centímetros de altura na cernelha. O Alpine tem em média a maior produção de leite em 2.588 libras por ano com 3,3 por cento de gordura de manteiga.

LaMancha

Esta mais calma e amigável das raças de cabras leiteiras vem em quase todas as cores que uma cabra pode ter. LaManchas são fáceis de reconhecer porque têm orelhas minúsculas (orelhas de elfo) ou nenhuma orelha visível (orelhas de gopher). Uma corça madura pesa 130 libras ou mais e tem pelo menos 28 polegadas na cernelha. A produção média de leite é de 2.261 libras com 3,7% de gordura.

Anão nigeriano

Essas cabras leiteiras em miniatura têm orelhas eretas e vêm em todas as cores. Eles produzem menos leite do que cabras grandes, mas são ideais para uma família pequena ou um quintal limitado. O peso ideal de uma corça adulta é de 75 libras e a altura máxima é de 22½ polegadas. A produção média de leite é de 741 libras com 6,4% de gordura para cabras de uma linha de leite, ao invés de estoque de animais de estimação, embora ordenha tetas pequenas possa ser difícil para mãos grandes.

Núbio

Também conhecida como Anglo-Nubian, esta raça vem em várias cores, mais comumente louro ou preto, e é a raça leiteira mais enérgica e falante. Um núbio é fácil de identificar por sua face arredondada (nariz romano) e longas orelhas caídas. Uma corça madura pesa 135 libras ou mais e tem 30 polegadas ou mais na cernelha. A produção média de leite é 1.973 libras com 4,7% de gordura.

Oberhasli

Também conhecida como Swiss Alpine e relativamente rara na América do Norte, esta raça é marrom avermelhada com manchas pretas (ou às vezes totalmente pretas) e é conhecida por sua disposição suave. Uma corça madura pesa 120 libras ou mais e tem pelo menos 28 polegadas de altura. A produção média de leite é 2.217 libras com 3,8 por cento de gordura.

Saanen

A raça mais popular em todo o mundo - freqüentemente chamada de Holstein entre as cabras leiteiras - a Saanen é uma cabra branca de temperamento brando. Uma corça madura pesa 135 libras ou mais e mede 30 polegadas na cernelha. O Saanen pesa em média 2.772 quilos de leite com 3,3% de gordura.

Sable

Esta cabra é simplesmente um Saanen de qualquer cor, exceto branco, normalmente variando do marrom ao preto. A produção média de leite é 2.316 libras com 3,3% de gordura.

Toggenburg

Esta cabra gentil e amigável (retratada no topo deste post) tem orelhas brancas, faixas brancas no rosto e meias brancas em uma pelagem marrom que varia em tons de castanho claro a chocolate escuro. Uma corça madura pesa 120 libras ou mais e tem pelo menos 26 polegadas de altura. A produção média de leite é de 2.203 libras com 3,2% de gordura.

As médias da produção de leite e da gordura da manteiga neste artigo são baseadas nas estatísticas de 2016 publicadas pela American Dairy Goat Association.

Esta história apareceu originalmente na edição de janeiro / fevereiro de 2018 da Hobby Farms.

Assista o vídeo: Capril CABRAS DE LEITE beleza das raças Quixadá Ceará (Pode 2022).