Coleções

6 maneiras de os produtores de mercado desenvolverem relacionamentos com os clientes

FOTO: Shutterstock

Oito anos de cultivo me levaram a uma conclusão muito simples: para ser um agricultor bem-sucedido, você precisa ser capaz de cultivar seus alimentos, é claro, e fazê-lo de forma lucrativa. Mas, mais do que tudo, você precisa ser capaz de desenvolver relacionamentos com o cliente. Acima de tudo, isso manterá sua empresa funcionando.

O que define um “bom relacionamento” é diferente para cada fazenda e cada agricultor. Dito isso, hoje ofereço alguns métodos para desenvolver relacionamentos com clientes que manterão as pessoas querendo apoiá-lo ano após ano. Em nossa fazenda, garantir que mantemos relacionamentos com nossos clientes - sejam eles chefs, cozinheiros domésticos ou varejistas - é tão importante para as operações quanto o plantio ou a colheita. Tudo isso começa com um qualificador muito importante:

1. Seja genuíno

Não construa relacionamentos com o cliente como um algoritmo faria. Em vez disso, esteja sinceramente interessado em seus clientes e em suas vidas. Aprenda os nomes de seus filhos, reserve um segundo para conversar com eles no mercado ou nas entregas. Você não apenas dará a eles uma conexão pessoal com sua comida, mas também terá uma conexão pessoal com o destino da comida todas as semanas. Talvez com isso você também possa obter novas ideias sobre como conduzir melhor seus negócios e atender a todos os clientes. É importante notar que isso incorpora o que a agricultura historicamente representou. Durante anos, antes dos supermercados, as pessoas que não podiam cultivar seus próprios alimentos se relacionavam com as que podiam.

2. Responder a mensagens de e-mail

Isso pode parecer óbvio, mas pode ser difícil, na alta temporada, reservar um tempo para agradecer a alguém por uma mensagem ou para reconhecer que a leu. Dedicar um tempo para garantir que eles saibam que você o recebeu ajuda a construir relacionamentos com os clientes.

3. Responda a comentários e mensagens nas redes sociais

Novamente, as pessoas gostam de saber que foram ouvidas, e a mídia social é um canal eficaz para isso. Se você puder responder a comentários no Facebook ou Instagram como parte do seu dia de trabalho, pelo menos uma ou duas vezes por semana (talvez mais para fazendas maiores), isso ajudará a melhorar tremendamente o relacionamento com o cliente.

4. Compartilhe

Abstenha-se de revelar muito sobre as dificuldades financeiras de sua fazenda ou qualquer coisa que faça seus clientes se sentirem desconfortáveis, mas quando falar com as pessoas, conte fatos e anedotas de sua vida que possam conectá-los melhor a você. Você pode ser reservado no início, mas se um cliente fizer perguntas, fique à vontade para continuar falando. Colocar uma história com os alimentos que compram os ajudará a apreciá-la ainda mais e também a construir relacionamentos com os clientes.

5. Aparecer

Para muitas fazendas maiores, é difícil para o fazendeiro estar presente em cada entrega de CSA, entrega de restaurante ou mercado. Mas o cara da fazenda deveria tentar estar lá às vezes, talvez fazendo rodízio pelos mercados e conversando com as pessoas que apóiam a fazenda. Se for difícil imaginar agendar isso em seus dias, pense nisso como uma oportunidade de aprender a melhor forma de servir seus clientes. Você também pode tentar trazer as pessoas para a fazenda com mais frequência para que possam conhecê-lo e conhecê-lo melhor.

6. Inicie um grupo no Facebook para sua fazenda

É uma coisa tão simples, mas começar um grupo no Facebook para sua fazenda - especialmente se você administra um CSA - é uma ótima maneira de ter interações exclusivas com seus clientes e para que eles tenham interações exclusivas uns com os outros. Eles podem compartilhar receitas e histórias ou fazer perguntas a você. Não hesite em se envolver com eles. “Curta” suas contribuições, comente com frequência e inicie discussões. Construir relacionamentos com o cliente dessas maneiras aumenta o valor do produto e também sua qualidade. Tudo o que é exigido de você é se preocupar com aqueles que o apoiam - uma tarefa nada difícil para um fazendeiro apaixonado.

Assista o vídeo: MARKETING DE RELACIONAMENTO - Palestra Flávio Muniz - CRM (Agosto 2022).