Coleções

Perfil de cultivo: Kiwi

Foto de Rick Gush

A Itália cultiva mais kiwis do que qualquer outro país.

Lembro-me da década de 1960, quando os kiwis foram introduzidos pela primeira vez nos Estados Unidos na estação experimental de frutas em Chico, Califórnia. Naquela época, todos nós, velhos viveiristas, os chamávamos de groselhas chinesas, assim como os jardineiros ingleses faziam durante séculos. Houve um grande clamor, e o novo grupo de produtores na Nova Zelândia estava insistindo que essas frutas fossem chamadas de kiwis, que agora é o nome legal, embora a maioria das pessoas as chame de kiwis.

Estes são botanicamente os Actinidia deliciosa espécies e fazem parte de um grupo de primos e outros Actinidia híbridos. Esta é uma grande videira frutífera para áreas que ficam um pouco, mas não muito, frias. Períodos severos abaixo de zero no inverno matam as videiras, mas um pouco de geada no inverno parece fazê-los crescer muito melhor do que nas áreas tropicais. As vinhas de kiwi também crescem bem onde os pomares de pêssegos prosperam.

A polinização costuma ser o maior problema dos kiwis. Parece que os kiwis plantados ficam selvagens e produzem uma tonelada de frutas ou ficam grandes, mas não produzem frutos. Infelizmente, as abelhas não parecem ser particularmente atraídas por flores de kiwi, então, se houver outras plantas florescendo na vizinhança, as abelhas provavelmente irão visitá-las antes de finalmente decidirem visitar as flores de kiwi menos apreciadas. Os produtores comerciais geralmente carregam colmeias alugadas colocadas bem no meio das plantações de kiwi, para forçar as abelhas a aceitar as flores de kiwi. Agricultores e proprietários de casas sortudos parecem estar em alguma rota de voo invisível das abelhas e, portanto, suas flores de kiwi aparentemente são polinizadas pela massa de abelhas que passam em seu caminho para as flores preferidas. Claro, é perfeitamente possível polinizar manualmente. Basta uma flor masculina que é colhida e depois esfregada na superfície aberta de uma dúzia de flores femininas. A polinização manual é possível para um jardineiro doméstico, mas se torna problemática para um cultivador comercial.

As vinhas de kiwi em crescimento gostam de ser irrigadas com frequência, mas não gostam de ficar em solo mal drenado. Encontrar o equilíbrio certo é o truque para cultivar as vinhas nos tamanhos de monstro que elas podem alcançar. Os kiwis precisam ser cultivados em um suporte robusto, como uma alta treliça de uva. Muitos produtores usam um sistema em que a fruta é cultivada em uma treliça suspensa, de forma que a colheita é apenas uma questão de estender a mão e pegá-la.

Existe uma doença realmente desagradável chamada pseudomonas syringae pv actinidae (PSA) que acaba de atingir a Itália, que é o maior produtor de kiwis do mundo. o Pseudomonas O cancro bacteriano é disseminado por viveiros que propagam plantas infectadas muito casualmente, e muitos países estão agora tomando fortes medidas preventivas para retardar a propagação desta doença.

Tags Actinidia deliciosa, groselhas chinesas, polinização manual, kiwi, kiwi, psa, pseudomonas syringae pv actinidae, rick jung

Assista o vídeo: Produção de kiwi é destaque na região dos Campos Gerais (Agosto 2022).