Interessante

Ouça os grilos em busca de pistas sobre o seu ambiente

As pessoas se referem ao som dos grilos como sinônimo de ausência de resposta. O canto dos grilos ao fundo é tão comum, é como se eles estivessem em toda parte, o tempo todo, e só os ouvimos quando tudo o mais se acalma. Estranhamente, estou em Kentucky há seis anos e não ouvi muito grilos em todo o meu tempo aqui. Não como o canto incessante dos grilos que me lembro da minha infância no Texas. Aqui, temos o zumbido pulsante das cigarras e os enunciados ka-ty-did de catídides. Mas o chilrear dos grilos? Não muito. Os grilos por aqui são vistos, mas não ouvidos, e quase não são vistos. Isto é, até que os móveis sejam movidos.

Uma prateleira de madeira que movi de um canto escuro perto de uma tigela de comida de gato e algumas plantas da casa revelaram uma grande colônia de grilos pálidos habitando silenciosamente minha sala de jantar como se fossem deles. Eu ocasionalmente tinha visto um ou dois pulando aleatoriamente à noite, e rapidamente os peguei e joguei fora. Eu não tinha ideia de que centenas estavam escondidos sob a prateleira. A única pista para essa infestação silenciosa foram os vestígios de excrementos que deixaram na parede e no chão. Eles não causaram nenhum dano. Mesmo em sua abundância surpreendente, esses insetos corcundas de pernas desajeitadas pareciam mais desajeitados do que ameaçadores.

Por que não ouvi esses grilos cantando? Porque eles eram um tipo diferente de grilo chamado de grilo de camelo, também chamado de grilo de aranha ou grilo de caverna. Como não têm asas, também não têm a capacidade de esfregar as asas para fazer sons. Cerca de 27 tipos diferentes de grilos vivem na minha área do sudeste, e cerca de 900 espécies existem em todo o mundo. Onde eu moro, as espécies são geralmente agrupadas em grilos do campo e da casa, grilos das árvores, grilos-toupeiras e grilos das cavernas. Os nomes dão uma referência clara ao local onde moram e seus hábitos.

Acontece que não sou o único com uma colônia de críquete de camelo. Alguns anos atrás, pesquisadores na Carolina do Norte trabalharam com cientistas cidadãos para aprender mais sobre a distribuição de uma espécie introduzida da Ásia. As famílias em toda a América do Norte relataram que esses grilos camelos estavam em suas casas. Isso foi surpreendente porque se pensava que os grilos asiáticos invasores estavam isolados em estufas comerciais, mas ninguém havia olhado muito de perto para os grilos em seus porões. Aparentemente, os grilos asiáticos escaparam das estufas e podem estar deslocando os nativos. Eles gostam muito de porões, saboreando os recantos e recantos úmidos e escuros do ambiente construído. (Para mantê-los fora das casas, é recomendado selar rachaduras ao redor de fundações, paredes e portas.) Não sei se a falta de estridulação de verão em Kentucky deve ser atribuída à invasão de grilos camelos exóticos, mas eu tenho minha suspeitas.

Por que prestar atenção aos grilos, esses cantores de fundo inócuos? No meu caso de encontrar um aglomerado de grilos morando em minha casa, foi uma pista de que preciso limpar ração de gato derramada, prestar mais atenção à saúde de minhas plantas domésticas e me certificar de que não há madeira úmida em meu piso. Compreender o habitat de um animal é especialmente importante quando você compartilha esse habitat. Em vez de reagir travando uma guerra contra os invasores, agradeci a eles por apontarem algumas tarefas domésticas negligenciadas (depois de sugá-los com um aspirador de mão e os soltar no canto mais selvagem do meu quintal). Grilos de todos os tipos são necrófagos onívoros que fazem muita limpeza no mundo natural. Eles até comem uns aos outros, então o controle da população poderia ter sido feito internamente se eu não tivesse intervindo.

Os grilos geralmente não causam destruição nas plantações agrícolas. Na verdade, acredita-se que os grilos de campo são bons supressores de ervas daninhas, especialmente de capim-colchão. Não são apenas decompositores importantes de matéria vegetal e animal, esses insetos prolíficos são alimento para pássaros, tartarugas, sapos, raposas e muitos outros animais na teia alimentar, se eles não comerem uns aos outros primeiro.

Quanto às canções dos grilos, experimente usá-las como termômetro da natureza. Conte o número de chilreios que um grilo masculino (o estridulador mais alto e orgulhoso) faz em 13 a 15 segundos. Adicione 40 ao total e você terá a temperatura em graus Fahrenheit, aproximadamente.

Assista o vídeo: EP#4 Jornalismo: um aliado da ciência e do meio ambiente (Agosto 2022).