Em formação

Uma tradição de ação de graças: Diários de gratidão

FOTO: Tessa Zundel

Você já ouviu falar de um livro comum? Eles eram populares na Europa já no século 15, mas foram amplamente usados ​​nos séculos 17 e 18. Grandes pensadores como John Locke e Carl Linnaeus os usaram como um álbum de recortes mental, e muitos dos pais e mães fundadores cresceram com eles em suas casas. Para os indivíduos, era um registro das várias coisas que alguém ponderou e experimentou - receitas, citações, perguntas, momentos de inspiração. Nas famílias, o livro comum foi colocado em uma área central, e os membros foram convidados a escrever coisas que estavam contemplando, suas grandes descobertas, citações de livros que estavam lendo, seus pensamentos profundos, dúvidas e comentários. Assim como nossos diários anuais de jardins nos ajudam a acompanhar nossos planos e sonhos para a estação de cultivo, o livro comum tornou-se uma espécie de diário, narrando em detalhes variados a vida de quem por ele passou e escreveu dentro dele.

Nossa família mantém livros corriqueiros, e aqueles que mais amamos são aqueles com o tema da gratidão. Alguns anos, o livro de gratidão acaba sendo um jarro, não um livro. Encontramos um pedaço de papel, anotamos o que somos gratos por aquele dia e jogamos dentro. Um pote de pedreiro ou pote de picles reaproveitado serve maravilhosamente, e vamos lê-los durante o dia de Ano Novo, aniversários ou outros marcos significativos.

Muitas vezes, nos meses que antecederam o Dia de Ação de Graças, estabelecemos um novo livro comum ou jarra de agradecimento dedicado a registrar o que somos gratos a cada dia. Alguns dias fico rapsódico com as belezas das folhas que caem, e outros dias fico grato por ter escovado os dentes. As crianças adoram adicionar um monte de bobagens junto com a séria, proclamando gratidão por focinhos de porco e bundas de frango.

Às vezes, criamos um diário de gratidão verbal para o nosso dia enquanto dirigimos pela estrada, todos listando o que são gratos naquele minuto. É da minha natureza perder os detalhes, então aprendi a não me preocupar muito se o esforço de registrar os pensamentos de gratidão de nossa família vem e vai. O que quero dizer é que isso amolece nossos corações e abre nossos olhos para muitas, muitas coisas com as quais somos abençoados, mesmo que essa perspectiva nem sempre venha até nós naturalmente.

Por que a gratidão é importante

Pessoas que são constantemente gratas podem ser tão animadas, mesmo quando tudo está desmoronando. Eles chafurdam um pouco ou reclamam quando a vida é injusta. Como eles mantêm uma perspectiva tão saudável?

Estudei história e natureza humana tão cuidadosamente quanto sei, e acho que descobri uma verdade sobre essas pessoas agradecidas. A gratidão fortalece - significa que você nunca é uma vítima. Bem, eu sei que é uma afirmação ousada, dadas as atrocidades que ocorrem, particularmente aquelas perpetradas contra os inocentes, mas a capacidade de olhar ao redor da minha vida e encontrar coisas pelas quais sou grato, não importa as circunstâncias, é um presente que significa que eu sempre vai ganhar.

A gratidão é uma habilidade importante para ensinar nossos filhos e é uma habilidade que precisa de prática para ser desenvolvida - especialmente em uma fazenda onde os tempos podem ser frugais e difíceis.

Cinco grãos de milho

Se havia algum grupo de pessoas cheias de fé que soubessem o significado de extremidade, foram os primeiros peregrinos europeus que vieram para a Nova Inglaterra no ano de 1620. Naquele primeiro inverno, a situação deles era terrível: abrigo escasso contra as tempestades de inverno, doença, roupa insuficiente e, certamente, falta de alimentos. Antes da primeira celebração do Dia de Ação de Graças, cerca de metade da população havia morrido.

Eu li algumas dessas entradas de diário do Pilgrim's e sei que eles eram pessoas fortes, mas ninguém nos corredores do tempo poderia justamente apontar o dedo para eles se eles tivessem escolhido vacilar. A fome faz coisas assustadoras para as pessoas. Os peregrinos teriam todo o direito de criticar sua situação e seria natural que reclamassem. Tenho certeza de que alguns sim, mas no final, o que nos resta é seu legado de gratidão.

Tornou-se uma tradição na Nova Inglaterra colocar cinco grãos de milho em cada prato junto com o banquete de Ação de Graças. Por quê? Porque durante aqueles dias difíceis daquele primeiro inverno brutal, os estoques de comida ficaram tão baixos que a ração para cada pessoa por dia era de cinco grãos de milho. Com o passar dos anos, os peregrinos não queriam que seus filhos esquecessem seus primeiros sacrifícios. Eles sabiam que, ao criar uma tradição justa de gratidão, garantiriam que aqueles dias sombrios não seriam os vencedores.

Em nossa casa, todos os anos, colocamos um cartão no prato de todos, junto com cinco grãos de milho, para nos lembrar dessa história. Antes de devorarmos nossa recompensa de Ação de Graças, antes mesmo de pedirmos uma bênção sobre a comida, damos a volta na mesa e listamos pelo menos cinco coisas pelas quais somos gratos. A gratidão não precisa ser chamativa ou grandiosa, apenas sincera. Esse processo é seu próprio tipo de registro, um diário especial do Dia de Ação de Graças.

Se você gostaria de compartilhar essa tradição com sua família, basta visitar este link para baixar uma cópia gratuita do cartaz para colocar no prato de cada pessoa ou simplesmente ler em voz alta:

Tags jarra de gratidão, diário de gratidão, Ação de Graças

Assista o vídeo: TE AGRADEÇO - Vaneyse - Música Infantil (Pode 2022).