Em formação

4 sinais que sua serra manual precisa ser substituída

FOTO: J. Keeler Johnson

Embora fosse bom se as ferramentas agrícolas pudessem durar para sempre, a verdade é que elas se desgastam gradualmente com o tempo e precisam ser consertadas ou substituídas. Nem mesmo a mais simples das ferramentas pode evitar o Pai Tempo, e isso inclui uma das minhas favoritas: serras manuais.

Eu passo muito tempo a cada ano podando árvores e derrubando mudas invasoras e, embora seja mais fácil e rápido usar uma motosserra, há algo sobre a paz e a tranquilidade de uma serra manual que considero atraente. Porém, após dezenas de horas de trabalho, os dentes da lâmina da serra se desgastam gradualmente, tornando a ferramenta mais difícil de usar. Tentar afiar os dentes é uma opção; embora, visto que as serras manuais são muito baratas, pode ser mais lógico comprar uma nova quando chegar a hora.

Mas quando chegará esse momento? Aqui estão quatro sinais de que sua serra manual pode precisar ser substituída.

1. Começa a ligar-se a cortes simples

Este é o sinal mais seguro de que sua serra manual está pronta para a aposentadoria. Quando é novo, uma serra manual corta seções grossas de madeira - eu cortei pinheiros com 10 ou 12 centímetros de espessura com relativamente pouco esforço, e leva apenas um minuto ou mais para fazer isso.

Em contraste, uma serra velha e sem brilho terá dificuldade em cortar árvores e galhos com apenas uma ou duas polegadas de espessura, amarrando-se no meio e recusando-se a ser movida sem esforço significativo. Isso pode ser cansativo, então, se você estiver tendo problemas para fazer pequenos cortes, provavelmente é hora de uma nova serra.

2. A alça está ficando frouxa

Certa vez, tive uma serra manual que me serviu bem até que os parafusos que prendiam o cabo da lâmina de corte começaram a se soltar. Não importa o quão bem eu os apertasse, eles inevitavelmente se soltariam novamente, com frequência crescente. Como não é muito fácil usar uma serra manual com folga no cabo, uma serra nova pode ser sua melhor opção se você não conseguir reapertar os parafusos corretamente.

3. Está faltando alguns dentes

Pode não parecer possível que uma serra de metal resistente perca alguns de seus dentes, mas isso pode acontecer com o tempo se você usá-la muito e realmente exercitar-se. Embora alguns dentes perdidos não sejam um grande problema, eles podem interferir no seu ritmo de corte e se tornar um incômodo, especialmente se você estiver fazendo muitos pequenos cortes.

4. Você não pode mais ler o nome da marca

Muitas serras têm o nome de seu fabricante impresso na lâmina, embora isso acabe se desgastando com o uso. Para ser honesto, ele vai passar muito antes de a serra estar pronta para ser substituída, então este não é o melhor indicador de quando comprar uma substituição. No entanto, se o nome da marca se desgastou por tanto tempo que você não consegue mais se lembrar de quem fabricou sua serra, então é provável que esteja na idade em que a Razão nº 1 se torne aplicável.

Em qualquer caso, quando você compra uma nova serra, você pode se surpreender ao ver como ela é mais rápida e fácil de usar. (E mais nítido também - tome cuidado!) Depois de anos usando uma serra velha, você pode acabar comprando novas com mais frequência no futuro!

Assista o vídeo: Homemade Circular Saw Crosscut Jig. DIY Circular Saw Miter Jig (Pode 2022).