4 Nightshades que você nunca pensou em crescer

Todos estão familiarizados com os membros mais populares da família Solanaceae: batata, tomate, pimentão e berinjela. Nós os compramos no mercado dos fazendeiros, cultivamos em nossos jardins e os servimos em nossas mesas em refeições que variam de saladas a pizzas. Mas existem muitos outros membros desta família, também conhecidos como nighthades.

Algumas plantas de beladona são venenosas, como a jimsonweed e a beladona mortal com o nome apropriado, mas muitas das beladonas comestíveis menos conhecidas podem fazer grandes acréscimos ao seu jardim e atividades culinárias. Se você quiser expandir para além do conhecido tomate em algumas culturas mais exclusivas, aqui estão quatro ótimas sombras para experimentar, bem como dicas para cultivá-las e usá-las.

1. Cerejas moídas

As cerejeiras moídas (na foto acima) são semelhantes em tamanho e aparência às plantas de tomate, e os frutos do tamanho de cerejas estão contidos em cascas finas como papel. Uma planta nativa que tem sido apreciada por gerações de fazendeiros desde os peregrinos, as cerejas moídas do tamanho de cerejas podem ser consumidas frescas ou usadas em tortas, saladas, conservas e muito mais. Porque eles requerem vários meses para amadurecer e não podem resistir à geada, comece-os dentro de casa pelo menos seis semanas antes da data de plantio prevista. Eles devem ser plantados em solo bem drenado com luz solar plena: cerejas moídas - como a maioria das soleiras - prosperam em climas quentes e ensolarados. Uma gaiola ou treliça de tomate pode ser usada para ajudar as cerejas moídas a crescer na vertical, mas elas também são fortes o suficiente para se sustentarem sozinhas.

2. Goji Berries

A notável planta de goji é um arbusto resistente a doenças - normalmente de 2 a 3 metros de altura - que produz frutas abundantes cheias de antioxidantes, beta-caroteno e outros nutrientes. Um superalimento elogiado, as bagas de goji estão entre as frutas mais saudáveis ​​que podem ser encontradas, pois são ricas em ferro e vitaminas A e C. As plantas de goji, que são cultivadas comercialmente em sua China nativa, desfrutam de sol ou sombra parcial e toleram a seca muito bem. Nos Estados Unidos, elas crescem melhor nas zonas 5 a 9. As bagas de goji, como as cerejas moídas, podem ser comidas frescas ou usadas de várias outras maneiras, incluindo sucos e secagem.

3. Tomatillos

Parente próximo das cerejas moídas, os tomatillos produzem grandes frutos verdes envoltos em cascas semelhantes a papel. Um alimento básico de longa data da comida mexicana e um ingrediente-chave para molhos, os tomatillos devem ser cultivados da mesma maneira que as cerejas moídas, começando dentro de casa cerca de seis semanas antes do transplante para permitir que tenham tempo suficiente para amadurecer e treliçá-los para garantir crescer na vertical. Tomatillos requerem clima quente, sol pleno e solo bem drenado e devem ser regados com freqüência para ajudá-los a atingir seu pleno potencial. Por não serem autoférteis, você precisará plantar pelo menos dois tomatillos para fins de polinização.

4. Garden Huckleberry

Ao contrário de seus parentes próximos, a huckleberry de jardim de tamanho modesto goza de condições temperadas, crescendo com sucesso em sombra parcial, enquanto mostra uma preferência por solo rico. Uma planta muito produtiva que produz uma quantidade abundante de amoras pretas, a mirtilo de jardim também mais resistente que o tomate e pode ser cultivada sem uma estaca ou treliça para suporte. As bagas podem ser amargas quando comidas cruas, mas adquirem um sabor mais agradável quando cozidas com açúcar. Assim como acontece com cerejas moídas e tomatillos, as plantas de mirtilo de jardim devem ser cultivadas dentro de casa para evitar o risco de geada, mas amadurecem mais cedo do que suas outras beladonas, dando frutos em 75 a 80 dias.

Batatas, tomates, pimentões e berinjelas podem ter merecido seu lugar em nossos jardins e em nossas mesas, mas seus parentes próximos também merecem atenção. Uma dessas abelhas pouco conhecidas pode acabar se tornando a sua favorita de todas.

Leia mais em nosso site:

• 4 arbustos de frutas resistentes para embelezar sua fazenda
  • 4 frutas de pomar que você nunca pensou em cultivar
  • 8 nozes para crescer na sua fazenda

Sobre o autor: Samantha Johnson é autora de vários livros, incluindo The Beginner’s Guide to Vegetable Gardening, (Voyageur Press, 2013).Ela cria pôneis da montanha galesa no norte de Wisconsin e gosta de jardinagem, especialmente vegetais antigos. Visite-aportfólio online.

Listas de tags, tons de noite

Assista o vídeo: Top 15 Anti-Inflammatory Foods (Pode 2022).