Coleções

A verdade sobre o bambu da sorte

Muito antes de me envolver seriamente no estudo da horticultura, eu tinha um espécime em minha casa comumente chamado de "Bambu da Sorte". Esta planta é vista em lojas de varejo de todos os tipos, vendida como estacas enraizadas na água. Eles geralmente são vendidos ao lado de bonsai, em vasos que lhes dão aquele estilo asiático místico, e basicamente comercializados como se fossem pequenos brotos de bambu mágicos da Ásia.

As plantas em si são fáceis de cuidar com poucos problemas além do ataque ocasional de ácaros, mosquitos de fungo, deficiências de nutrientes e o fato de que com o tempo podem crescer demais. Mesmo com esses problemas, os brotos de substituição simples podem ser fáceis de encontrar a um custo mínimo, tornando a restauração dessas plantas muito fácil. Eles podem ser uma espécie de pequena novidade divertida para se ter por um tempo.

Por mais divertidas que sejam, essas plantas têm um segredinho sujo. Eles não são exatamente o que parecem ser ou, mais precisamente, não são o que os profissionais de marketing querem que você pense que são.

O segredo do bambu da sorte revelado

Quando comecei minha jornada para a horticultura interior, muitos anos atrás, pensando que sabia uma ou duas coisas sobre uma ou duas coisas em relação às plantas de interior, lembro-me claramente de ter estourado minha bolha sobre vários mitos de plantas diferentes que eu havia acreditado , sendo um deles o do Lucky Bamboo.

Como muitos, eu acreditava que o Lucky Bamboo fosse uma variedade de bambu. Lembro-me claramente de que estava tendo uma discussão com meu treinador sobre bambu, palmeiras de salão, chamaedorea, bambu preto e coisas do gênero. Nessa discussão, perguntei qual variedade de bambu compreendia os pequenos e bonitos cortes de "Bambu da Sorte" com os quais eu estava tão familiarizado. A resposta me chocou um pouco e me fez sentir um pouco boba.

Disseram-me que o Lucky Bamboo não é bambu. Esses pequenos cortes são na verdade uma variedade de dracaena -Dracaena sanderiana para ser exato. Eles estão relacionados às plantas de interior muito comuns, comumente chamadas de plantas de milho, cana-de-massa, lisa, marginata, compacta, e a lista continua.

Assim que me disseram isso, comecei a reunir as semelhanças ao comparar a estrutura das plantas de cana maiores com o minúsculo Bambu da Sorte:

• Eles têm uma cana central, com plumas de folhagem alternadas no topo crescendo a partir de uma copa central.
  • Plantas em vasos são cortes tanto de dracaena grandes em vasos no solo quanto de pequenos brotos de bambu da sorte colocados na água.
  • Sua forma de folha é longa e com tiras.
  • As bengalas são segmentadas. Isso é especialmente evidente quando se olha para uma dracaena lisa, ou lata JC, que é verde em comparação com o Lucky Bamboo.

Meus olhos estavam abertos para a verdadeira identidade dessas plantinhas. Quase me senti como se tivesse encontrado evidências de alguma conspiração desagradável. Embora estivesse feliz em saber a verdade, uma parte de mim ficou um pouco zangada por ter sido enganada por tanto tempo.

De onde realmente vem o bambu da sorte

Saber a verdadeira identidade do Lucky Bamboo era apenas parte da história. Por ser uma dracaena, essa planta considera a África como seu habitat nativo. Não tem nada a ver com a Ásia, a não ser encher bem uma panela de estilo asiático.

Esta parte do segredo pode realmente ser aplicada à maioria das plantas de interior. Nós, humanos, os colocamos em um design e decoração que achamos adequado, o que raramente tem algo a ver de forma realista com seu habitat natural. Com ambientes internos, realmente temos muito controle sobre a criação literal de nossa própria realidade por meio do design.

No entanto, é interessante saber a verdade sobre o Lucky Bamboo. E como tudo o mais relacionado com o cuidado de plantas de interior, compreender a planta que você cuida é metade da batalha para manter uma planta feliz e saudável.

Cuidando do Seu Bambu da Sorte

Caso você tenha uma dessas plantas e a ame apesar da revelação de sua verdadeira identidade, aqui vão algumas dicas para tomar os melhores cuidados possíveis:

• Troque a água da planta pelo menos uma vez por semana para evitar água estagnada que pode causar apodrecimento.
  • Cuidado com raízes em decomposição ou com a entrada de matéria orgânica na água da planta. Essas plantas são freqüentemente os originadores de infestações de mosquitos fungos desagradáveis ​​devido à sua alta propensão para apodrecimento ou crescimento de fungos. Se um talo parecer doentio (haste amarela), remova ou substitua. Não vai melhorar. Ele apenas se deteriorará e se tornará um banquete para mosquitos.
  • Coloque essas plantas em uma situação de luz indireta para obter melhores resultados. Por serem cultivados de forma hidropônica, possuem poucos nutrientes. Portanto, um ambiente de baixa produtividade é o melhor. É comum encontrar essas plantas em estado clorótico, pois se tornam deficientes em nutrientes com facilidade. Se necessário, fertilize-os com uma solução fertilizante hidropônica.
  • A luz moderada a baixa é melhor para evitar os ácaros, que costumam atacar essas plantas em ambientes quentes e secos. Também é uma boa idéia enxaguar a folhagem com água fria de vez em quando para mantê-la livre de ácaros que possam ter encontrado o caminho até o Bambu da Sorte.
  • As plumas da folhagem podem e devem ser cortadas se crescerem muito longas e rebeldes. Os caules começarão a produzir um novo crescimento mais compacto em seu lugar.

Aproveite e divirta-se com sua planta Lucky Bamboo. Não importa o que seja, ainda é uma planta de casa - e para muitos, a favorita.

Assista o vídeo: Bambu da Sorte curiosidade e descobertas dessa planta (Agosto 2022).